terça-feira, 21 de junho de 2011

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA CRIA COMISSÃO PARA ILHA GRANDE COMO PATRIMÔNIO DA HUMÔNIDADES

O presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, vereador Dr. José Antônio Gomes (PCdoB) anunciou na última terça-feira, 14, a composição do Grupo de Trabalho que vai elaborar o dossiê justificando a concessão do título de Patrimônio Natural da Humanidade à Ilha Grande. O grupo, de 11 pessoas, é integrado por moradores da Ilha, empresários, vereadores e autoridades. O objetivo é fazer com que a Ilha receba o reconhecimento que outras localidades do país já receberam da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação), organismo ligado às Nações Unidas.

— Estamos levando a sério esta solicitação. O primeiro passo é a elaboração do dossiê. Os motivos temos de sobra para a Ilha conquistar esta honraria e o trabalho dessas pessoas vai nos ajudar a mostrar para a Unesco o que todos já sabemos: que a Ilha Grande é mesmo um patrimônio da Humanidade — crê o presidente da Casa, vereador José Antônio.

O grupo não terá prazo determinado para concluir os trabalhos mas deve iniciar suas atividades nos próximos dias, antes mesmo do recesso de meio de ano.

A elaboração do dossiê é a fase mais importante do encaminhamento da proposta. Nele, a localidade candidata deve apresentar todos os requisitos que fazem dela a merecedora do reconhecimento. Os critérios variam desde o patrimônio natural até a existência de comunidades caiçaras, fauna e flora exuberantes, requisitos que a Ilha Grande tem de sobra.

A Ilha Grande possui 157 km de litoral, com 193 km² de área, 7 enseadas e 106 praias. Entre elas, seis são consideradas paradisíacas, como Caxadaço, Praias do Sul e Leste, Aventureiro, Lopes Mendes e Saco do Céu. Lugar fabuloso e cercado de encantos, a Ilha é toda coberta por uma floresta tropical onde estão o Parque Estadual da Ilha Grande e a Reserva Biológica da Praia do Sul, onde a riqueza de fauna e flora impressiona a todos.

A geografia da Ilha é acidentada e tem como pontos culminantes o Pico da Pedra D‘água com 1.037 metros e o Pico do Papagaio (990 metros). As comunidades da Ilha ainda guardam traços caiçaras e são um encanto a mais à localidade.

Composição do Grupo de Trabalho

1. Aspásia Camargo - Deputada estadual (PV)

2. Chico Junior - Jornalista, secretário de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Angra

3. Daniel Santiago - Presidente da Fundação de Turismo de Angra

4. José Antônio Gomes - Vereador (PCdoB), presidente da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis

5. Julio Avelar - Biológo, superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na Baía da Ilha Grande

6. Nelson Palma - Editor do Eco Jornal da Ilha Grande

7. Ilson Peixoto - Médico, vereador (PT) / Angra dos Reis

8. Israel Klabin - Empresário / Fundação Brasileira para o Des. Sustentável (FBDS)

9. Marcos Bastos Pereira - Diretor do Centro de Estudos Ambientais e Des. Sustentável (Ceads), da Uerj

10. Sayonara (Sara) - Pres. da Ass. de Moradores da Praia Grande de Araçatiba (Ilha Grande)

11. Valdir Siqueira - Publicitário, secretário-geral do Conselho de Des. Sustentável da Baía da Ilha Gande (Consig)