segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ELEIÇÃO NA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA CAMPO BELO




Domingo 25/09/2011, teve eleição na Associação de moradores da vila campo Belo antigo (Promorar) em meio a chuva e o frio os moradores sairão de suas casa para fazer valer o seu direito de cidadão, e foi assim até o fim quando as portas da Associação se fecharam ninguém saiu do local estavam todos aflitos para saber o resultado da eleição, a chapa- 3 consagrou -se campeão que e em cabeçada pelo Presidente Sergio Ricardo e o seu vice Eduardo do salão levaram a melhor dessa vez na vila campo Belo
TOTAL DE VOTOS 710
CHAPA - 147
CHAPA - 240
CHAPA - 310
NULO - 3
BRANCO- 10

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cais do Abraão é inaugurado


Moradores e turistas ganham mais conforto no embarque e desembarque na Ilha Grande
Foi inaugurado na terça-feira, 6 de setembro, às 12h, na Vila do Abraão, Ilha Grande, o novo cais da localidade, intitulado Estação Abraão, que vai somar forças principalmente quanto à questão da estrutura turística.
O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, foi pessoalmente ao Abraão para participar do evento. Com ele estavam secretários municipais, vereadores, representantes da comunidade local e outras autoridades que também prestigiaram a inauguração.
A secretária de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Elenize Santana, falou sobre o novo cais. “Foi uma obra que teve um investimento de mais de R$ 2 milhões, com prazo de execução de um ano. Conta com uma estrutura reforçada, até por conta do enorme número de barcos que atracam no local”, informou a secretária, antes de continuar. “É uma obra de qualidade, que a Ilha Grande estava merecendo por conta do turismo”.
Depois de uma rápida apresentação da Banda Maestro Gerard Galloway, as autoridades convidadas a subir no palco instalado em frente à Estação Abraão começaram a discursar. “Vocês estão ganhando um cais moderno, que será uma referência para os turistas do mundo inteiro que visitam o Abraão”, declarou o vereador Jorge Eduardo.
O presidente da Câmara de Vereadores, José Antônio, também falou ao público composto por 400 pessoas. “As obras que o prefeito Tuca tem feito são definitivas. É importante que o turista chegue a determinado local e tenha uma boa porta de entrada: agora o Abraão tem uma”, disse o vereador.
Tuca Jordão foi o último a discursar. “Isso não é uma conquista do Tuca, mas sim dos moradores do Abraão. Aqui fica localizada a ‘capital’ da Ilha Grande, então, nós temos que ter orgulho disso”, explicou Tuca Jordão, antes de fazer um pedido. “Peço àqueles que operam principalmente as escunas que tenham carinho ao usar o cais. Com os cuidados necessários, não precisaremos gastar mais dinheiro na obra”.
Ao final do discurso, o prefeito lembrou que o título Estação Abraão é fantasia, e que o nome real do cais será Waldir Lindolpho de Oliveira, homenageando um importante morador da comunidade. Também divulgou um novo compromisso que assumiu quanto ao Abraão. “Vamos fazer a quadra coberta e, ao lado dela, um parque decente para as crianças. Não tenho medo de desafio, só peço a compreensão de vocês”, contou Tuca Jordão.
O valor da obra relativa ao novo cais foi de R$ 2.077.989,94. Apresenta 120m de comprimento, largura de 6m e área total de 1.032m2, com a área da estação chegando a 60m2. O ordenamento do cais seguirá o da Estação Santa Luzia, em que é controlado o embarque e o desembarque dos turistas. No cais do Abraão só atracarão embarcações legalizadas que sejam de frota própria ou arrendadas para empresas legalizadas. Além de trazer mais conforto aos moradores e turistas, o cais vai levar infraestrutura adequada ao local, que receberá 54 navios na temporada turística.
Proprietário de um restaurante-pousada localizado no Abraão, Cezar Augusto dos Santos falou sobre a importância do novo cais. “Uma obra como essa, como qualquer boa obra, só traz benefícios ao lugar, principalmente mais conforto no embarque e desembarque. De qualquer forma, todas as ações deverão ser feitas baseadas em regras, para que haja organização”.
A agente de viagem Deise Rêgo Correia, proprietária de uma operadora de turismo, também comentou sobre as perspectivas da área em relação à construção da Estação Abraão. “Eu acredito que vai haver uma melhoria muito grande, pois muitas pessoas questionavam a estrutura anterior. Além do mais, isso vai reforçar a vinda de clientes diferenciados ao Abraão, e não apenas mochileiros. Com o cais ganhamos no quesito aparência e evidência”, finalizou a agente de viagem.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Estudantes da rede municipal compareceram em peso para o desfile em comemoração à Independência


Nesta sexta-feira, dia 2, foi a vez dos estudantes da Japuíba e adjacências realizarem seu desfile alusivo à Independência do Brasil, comemorada no dia 7 de setembro. O prefeito Tuca Jordão participou do evento. O desfile fez parte da Semana da Pátria, organizada pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A programação vai até a quarta-feira, Dia da Independência.

A solenidade começou, como de costume, com o hasteamento das bandeiras. Além de Tuca, participaram do ato a secretária de Educação, Luciane Rabha, e o subprefeito da região, Alexandre Ribeiro. Após o hasteamento, todos subiram ao palanque montado na rua Japoranga, por onde alunos de várias escolas e diversas idades desfilaram e deram uma demonstração de patriotismo e alegria com bandeiras, fantasias, cartazes e adereços. Vereadores, secretários e subsecretários municipais também estavam presentes.

Os primeiros a desfilar foram os representantes da Banda Municipal Estudantil de Angra dos Reis (Bamear) e do Polo Musical Educacional Yumi Imanishi Faraci, inaugurado neste ano pela prefeitura na Escola Municipal Professora Tânia Rita de Oliveira. Ao som dos ritmistas, vieram os alunos do Centro Educacional Cecília Meireles e Jardim de Infância Mar e Sol, Centro Educacional Souza Neves e Centro Educacional Câmara Botelho.

Em seguida foi a vez do Centro Educacional Filadélfia (CEF), que levou um grande número de alunos para o desfile, com direito a bateria e pequenas ginastas fazendo evoluções. Junto com os alunos do CEF vieram as crianças do Jardim de Infância Pintinho Dourado. Depois, as escolas municipais Santos Dumont e Frei João Moreira, duas das que foram recentemente reformadas na gestão Tuca Jordão. Os alunos levaram mensagens em defesa dos animais e de educação ambiental.

Logo em seguida vieram os estudantes do Centro Educacional Inácio de Medeiros (Ceim). A escola mostrou um pouco do que já havia apresentado no dia anterior, no desfile de Jacuecanga. As meninas marcharam com bandeiras do Brasil, Angra dos Reis, Ceim e dos estados brasileiros, ao som da bateria da escola.

Na sequência, vieram várias escolas municipais: Orlando Gonçalves, com a participação de alunos do grupo Abadá Capoeira, Manoel Ramos, Toscano de Brito, Almirante Tamandaré e Princesa Izabel. Esta última, mais uma escola que está sendo reformada, com previsão de conclusão para o final deste mês.

As escolas municipais continuaram fazendo bonito. Após a Princesa Izabel, foi a vez da Mauro Sérgio da Cunha, outra que também passa por reformas. Em seguida, desfilou a bateria do Colégio Estadual Honório Lima. Na sequência, mais escolas municipais: D. Pedro I, do bairro Serra D'Água, que foi totalmente reformada na atual gestão, Tereza Pinheiro e Cleuza Jordão.

A banda Maestro Galloway deu prosseguimento ao desfile, no compasso de sua bateria afinada. Encerrando a cerimônia, estudantes da Escola Municipal Professora Tânia Rita de Oliveira Teixeira desfilaram com alunos de tae kwon do do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), coordenado pela Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Angra, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Após a passagem da escola, profissionais da Secretaria de Educação formaram um grande bloco para fechar o desfile da Japuíba.

O prefeito Tuca Jordão aproveitou a ocasião para conversar com os moradores do bairro. A Secretaria de Meio Ambiente também esteve presente na cerimônia, através dos mobilizadores socioambientais, que expuseram trabalhos feitos com material reciclado, como brinquedos e enfeites, e mostraram um pouco do Programa Municipal de Coleta Seletiva.

PROGRAMAÇAO

Dia 5 – Desfile cívico
9h: Parque Mambucaba (avenida Magalhães de Castro)
14h: Frade (avenida São Sebastião)

Dia 6 – Desfile cívico
10h: Abraão (Rua Principal)

Dia 7- Desfile cívico e militar
9h: Centro (avenida Júlio Maria)

Aberta a Semana da Pátria em Angra dos Reis.


Centenas de pessoas se reuniram nesta quarta-feira, dia 31, na praça Nilo Peçanha, em frente à sede da Prefeitura de Angra, para a abertura da Semana da Pátria, ocasião em que o município celebra a Independência do Brasil com vários desfiles cívicos. O evento reuniu estudantes da rede pública e particular, além de autoridades públicas civis e militares dentre elas o Coordenador Municipal da Juventude Zélio Nascimento. Coube ao prefeito Tuca Jordão declarar aberta oficialmente a Semana da Pátria.

Como tradicionalmente é feito, o hasteamento da bandeira nacional marcou a cerimônia de abertura. O comandante do Colégio Naval, Joese de Andrade Leandro, foi o responsável pelo ato. Ao seu lado, o prefeito Tuca e o presidente da Câmara Municipal, José Antônio Gomes, hastearam, respectivamente, as bandeiras de Angra dos Reis e do Estado do Rio de Janeiro. Ao redor da praça, bandeiras de cada um dos estados brasileiros foram hasteadas pelos estudantes, que representavam suas escolas. A banda do Colégio Naval executou os hinos do Brasil, de Angra dos Reis, da Independência e da Marinha.

Tuca Jordão destacou o significado da data para a democracia brasileira e a importância de se investir em educação para o futuro próspero da nação.

– Nós, homens públicos, temos o dever de investir nessas crianças para a transformação do nosso país. O Brasil está longe de ter a educação ideal, mas aqui no município estamos fazendo a nossa parte, estamos no caminho certo – afirmou Tuca, que falou das realizações da prefeitura na área de educação, citando os 7 mil notebooks que estão sendo comprados para ser distribuídos aos alunos da rede municipal.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, falou sobre a satisfação de poder comemorar um momento histórico como o Dia da Independência e que, nesta semana, em que celebramos a concretização de um sonho brasileiro, temos uma oportunidade de refletir sobre de que forma podemos contribuir para a sociedade.

Tuca conversou e posou para fotos com os alunos. Estavam presentes estudantes das escolas Alexina Lowndes, Regina Célia Monteiro Pereira, José Américo Lomeu Bastos, Jean Piaget, dentre outras. A solenidade contou ainda com as participações mais que especiais da Escola Municipal para Deficientes Visuais e da escola Municipal de Educação para Surdos (Emes). Tuca conversou com os alunos sobre a inauguração do prédio do Centro de Educação Municipal para Alunos com Necessidades Educacionais (Cemanee), prevista para o final do ano. A escola irá funcionar na Japuíba. Em Libras, a língua de sinais utilizada pelos portadores de deficiência auditiva, o prefeito deu bom dia a todos os alunos.

O presidente da Câmara, José Antônio, saudou os professores pelo papel fundamental que desempenham na formação das crianças, principalmente aqueles que trabalham diretamente com crianças portadoras de deficiência.

– Hoje temos aqui muitos alunos especiais, e eles só estão aqui graças ao trabalho árduo desses professores – afirmou o vereador. Tuca, ao encerrar seu discurso, direcionou-se aos alunos especiais novamente:

– Vocês, alunos ditos portadores de necessidades especiais, têm todo o meu carinho e respeito. Para alguns, vocês podem ser diferentes, mas eu diria que vocês são muitos superiores àqueles que pensam dessa forma – disse o prefeito, que encerrou seu discurso pedindo a todos que dessem uma salva de palmas para os alunos especiais da forma que é feita pelos portadores de deficiência auditiva: com os braços para o alto, balançando as mãos abertas.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA:

Dia 1º - Desfile cívico
9h: Monsuaba (rua Manoel de Souza Lima)
14h: Jacuecanga (avenida São Sebastião)

Dia 2 – Desfile cívico
9h: Japuíba (rua Japoranga)

Dia 5 – Desfile cívico
9h: Parque Mambucaba (avenida Magalhães de Castro)
14h: Frade (avenida São Sebastião)

Dia 6 – Desfile cívico
10h: Abraão (Rua Principal)

Dia 7- Desfile cívico e militar
9h: Centro (avenida Júlio Maria)
Postado por Coordenadoria da Juventude de Angra dos Reis