terça-feira, 6 de setembro de 2011
Cais do Abraão é inaugurado
Moradores e turistas ganham mais conforto no embarque e desembarque na Ilha Grande
Foi inaugurado na terça-feira, 6 de setembro, às 12h, na Vila do Abraão, Ilha Grande, o novo cais da localidade, intitulado Estação Abraão, que vai somar forças principalmente quanto à questão da estrutura turística.
O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, foi pessoalmente ao Abraão para participar do evento. Com ele estavam secretários municipais, vereadores, representantes da comunidade local e outras autoridades que também prestigiaram a inauguração.
A secretária de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Elenize Santana, falou sobre o novo cais. “Foi uma obra que teve um investimento de mais de R$ 2 milhões, com prazo de execução de um ano. Conta com uma estrutura reforçada, até por conta do enorme número de barcos que atracam no local”, informou a secretária, antes de continuar. “É uma obra de qualidade, que a Ilha Grande estava merecendo por conta do turismo”.
Depois de uma rápida apresentação da Banda Maestro Gerard Galloway, as autoridades convidadas a subir no palco instalado em frente à Estação Abraão começaram a discursar. “Vocês estão ganhando um cais moderno, que será uma referência para os turistas do mundo inteiro que visitam o Abraão”, declarou o vereador Jorge Eduardo.
O presidente da Câmara de Vereadores, José Antônio, também falou ao público composto por 400 pessoas. “As obras que o prefeito Tuca tem feito são definitivas. É importante que o turista chegue a determinado local e tenha uma boa porta de entrada: agora o Abraão tem uma”, disse o vereador.
Tuca Jordão foi o último a discursar. “Isso não é uma conquista do Tuca, mas sim dos moradores do Abraão. Aqui fica localizada a ‘capital’ da Ilha Grande, então, nós temos que ter orgulho disso”, explicou Tuca Jordão, antes de fazer um pedido. “Peço àqueles que operam principalmente as escunas que tenham carinho ao usar o cais. Com os cuidados necessários, não precisaremos gastar mais dinheiro na obra”.
Ao final do discurso, o prefeito lembrou que o título Estação Abraão é fantasia, e que o nome real do cais será Waldir Lindolpho de Oliveira, homenageando um importante morador da comunidade. Também divulgou um novo compromisso que assumiu quanto ao Abraão. “Vamos fazer a quadra coberta e, ao lado dela, um parque decente para as crianças. Não tenho medo de desafio, só peço a compreensão de vocês”, contou Tuca Jordão.
O valor da obra relativa ao novo cais foi de R$ 2.077.989,94. Apresenta 120m de comprimento, largura de 6m e área total de 1.032m2, com a área da estação chegando a 60m2. O ordenamento do cais seguirá o da Estação Santa Luzia, em que é controlado o embarque e o desembarque dos turistas. No cais do Abraão só atracarão embarcações legalizadas que sejam de frota própria ou arrendadas para empresas legalizadas. Além de trazer mais conforto aos moradores e turistas, o cais vai levar infraestrutura adequada ao local, que receberá 54 navios na temporada turística.
Proprietário de um restaurante-pousada localizado no Abraão, Cezar Augusto dos Santos falou sobre a importância do novo cais. “Uma obra como essa, como qualquer boa obra, só traz benefícios ao lugar, principalmente mais conforto no embarque e desembarque. De qualquer forma, todas as ações deverão ser feitas baseadas em regras, para que haja organização”.
A agente de viagem Deise Rêgo Correia, proprietária de uma operadora de turismo, também comentou sobre as perspectivas da área em relação à construção da Estação Abraão. “Eu acredito que vai haver uma melhoria muito grande, pois muitas pessoas questionavam a estrutura anterior. Além do mais, isso vai reforçar a vinda de clientes diferenciados ao Abraão, e não apenas mochileiros. Com o cais ganhamos no quesito aparência e evidência”, finalizou a agente de viagem.