terça-feira, 30 de agosto de 2011

Provas do Concurso Público da Câmara de Angra devem acontecer ainda este ano


A Câmara Municipal de Angra dos Reis deu mais um passo significativo em direção à realização de seu primeiro Concurso Público em mais de 20 anos. Na última quinta-feira, 11, durante a sessão legislativa ordinária, o presidente da Casa, Dr. José Antônio Azevedo (PCdoB) e um representante do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social (IMais) assinaram o contrato que autoriza definitivamente a seleção.

— O Concurso Público da Câmara já é uma realidade. As provas serão ainda este ano, premiando o esforço da administração e da Mesa Diretora que assumiu este compromisso no dia da nossa posse, em janeiro - afirmou José Antônio.

Agora o processo de contratação do Instituto segue para o Tribunal de Contas do Estado para análise. O representante do Imais, Rodrigo Figueiredo, crê que até setembro já será possível iniciar as inscrições para as 100 (cem) vagas de admissão imediata e outras 100 (cem) para cadastro de reserva. Entre as oportunidades estão funções de nível médio como auxiliares legislativos, fotógrafos e operadores de áudio e vídeo e, em nível superior, para contadores, redatores, advogados e assistente social. Serão contratados também técnicos em contabilidade, recursos humanos, informática e em administração.

O Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social tem sede em São Paulo e apresentou as melhores condições e a menor taxa de inscrição, vencendo a licitação realizada em julho. Mais de 20 empresas e instituições retiraram o Edital do certame e oito enviaram cotações.

O Instituto Mais já realizou diversos concursos de seleção no país, entre eles os de admissão a funções do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (em 2011), para as Prefeituras Municipais de Ilhabela (SP), Paraibuna (SP) e Piracicaba (SP) e para a Câmara Municipal de Votorantim (SP).

— Este é mais um passo em direção a uma Câmara estruturada e organizada. Estamos cumprindo o nosso papel como gestores, preparando o Poder Legislativo para o futuro — resumiu José Antônio.

FERNANDO JORDÃO É COTADO PARA O MINISTÉRIO


Uma 'nota' do jornal carioca 'O Dia', na edição de ontem (28), na coluna 'Informe do Dia', a meu ver, dá amostras de como vem sendo travada uma luta intestina nos cochicholos do poder pela busca de espaços nas esferas de poder. Ninguém tá na chuva de bobeira, se é para se molhar, que seja pela causa... O fato narrado dá conta de que o cargo do ministro do turismo subiu no telhado, e já há disputa pelo espólio do poder. Informa a nota que entre outros deputados do Rio, o ex-prefeito de Angra, FERNANDO JORDÃO (PMDB), é um dos que pleiteiam o cargo. Óbvio que o nome de LEONARDO PICCIANI, que conta com o apoio do governador SÉRGIO CABRAL é o mais forte nessa trama, mas deixa claro que o ex-prefeito de Angra, ainda que suplente no exercício do mandato, tem grande desenvoltura nos bastidores. FERNANDO, aliás, tem conversado muito com o prefeito angrense TUCA JORDÃO, e ambos estão acompanhando atentamente, segundo sua assessoria, as investidas dos adversários e o 'fogo amigo' que inventam coisas contra a relação de ambos -"que vai muito bem e com bastante trabalho pela frente focado no projeto de reeleição do prefeito TUCA".

Cais do Abraão será inaugurado em setembro


TurisAngra e a comunidade do Abraão discutiram o ordenamento do novo espaço
A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) realizou nesta quarta-feira, dia 24, uma reunião para tratar do ordenamento do novo cais de turismo do Abraão com alguns de seus principais usuários. O encontro aconteceu na Casa de Cultura do Abraão, na Ilha Grande, e reuniu agentes e guias de turismo, barqueiros e representantes da comunidade em geral. A inauguração oficial do novo cais está programada para o dia 6 de setembro, mas o local já vem sendo utilizado pelas embarcações desde julho.

O novo cais de turismo do Abraão é para uso exclusivo de passageiros. A reunião foi uma iniciativa da TurisAngra para discutir com os usuários boas práticas de utilização do novo espaço, visando sua conservação, segurança e o bem comum para moradores e turistas. Ficou esclarecido o que é permitido e o que é proibido na utilização do local. Os participantes puderam discutir e fazer sugestões.

O presidente da TurisAngra, Daniel Santiago, conduziu a reunião, que contou com a presença da secretária e do subsecretário de Obras da prefeitura, Elenize Santana e Vingle Martins, além de representantes da Capitania dos Portos, da Polícia Militar e de outros setores da prefeitura.

– Queremos que vocês se organizem para que haja utilização sem conflitos – ressaltou Daniel Santiago, que destacou a necessidade de cooperação e bom senso da parte dos usuários: – As autoridades irão fiscalizar, mas não há fiscalização mais eficaz do que a que pode ser feita por vocês – afirmou. As autoridades destacaram que irregularidades devem ser denunciadas à Capitania dos Portos.

O capitão André Luís de Oliveira, da Capitania dos Portos, falou sobre o ordenamento do espaço aquaviário e a prevenção de acidentes e abalroamentos.

– Todos devem evitar manobras imprudentes, para que não haja acidentes – disse ele. – Quando tivermos a sensação de ordenamento, os senhores serão os primeiros a ficar satisfeitos, e os turistas ficarão satisfeitos também – afirmou o capitão, dirigindo-se ao público presente, de cerca de 70 pessoas.

Foram distribuídas cópias do decreto Nº 7.781, de março deste ano, que dispõe sobre a utilização dos cais localizados no município. Os pontos considerados mais importantes foram ressaltados. Cada embarcação terá até 20 minutos para o embarque e desembarque de passageiros. A medida é para facilitar o fluxo e o ordenamento da grande quantidade de embarcações que trafega no Abraão. De acordo com dados da Capitania dos Portos, cerca de 250 embarcações desembarcam no Abraão por dia no período de alta temporada. Além disso, estão proibidos o mergulho, a pesca, a venda de produtos e serviços, o tráfego de ciclistas, dentre outras vedações.

– Tudo isso é em nome do conforto e da segurança. As normas são coisas básicas, fundamentais – resumiu Daniel Santiago.

Os participantes fizeram questionamentos e sugestões sobre acessibilidade para deficientes, desembarque de compras de moradores, adaptação de lixeiras etc. Algumas das considerações estão sendo analisadas pela TurisAngra.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Reunião com futuros moradores da Pousada da Glória


Encontros vão servir para auxiliar os cidadãos que vão morar no novo Condomínio Cidadão
Depois da construção e também da entrega à população de dois condomínios voltados àqueles que perderam as suas residências nas chuvas do começo de 2010 – 560 apartamentos localizados no Areal e na Japuíba –, a Prefeitura de Angra, através da Comissão Reestruturar, se prepara para mais uma missão: capacitar os novos moradores dos 240 apartamentos da Pousada da Glória através de uma série de reuniões.
Na tarde de quarta-feira, 24 de agosto, mais de 40 pessoas compareceram ao Centro de Estudos Ambientais (CEA) para participar do primeiro encontro com integrantes da comissão, criada com o objetivo de ajudar os angrenses que perderam suas casas a se adaptarem às novas moradias.
O encontro faz parte de uma série que visa oferecer valiosas informações aos cidadãos que receberão os apartamentos construídos para abrigá-los, ensinando-os a ter uma boa convivência com seus vizinhos – a saber, o que é permitido e o que não o é e transmitindo noções de organização relativas ao condomínio.
O trabalho realizado pela prefeitura, através da comissão, é de total importância. O melhor exemplo quanto a isso pode ser verificado em relação às primeiras moradias entregues às vítimas das chuvas de 2010, construídas no Areal. A qualidade de vida dos novos moradores do Condomínio Cidadão do Areal tem alcançado altos índices de satisfação entre os moradores do local, onde residem 140 famílias tiradas das áreas de risco do município.
Integrante da comissão, Patrícia Duarte, da Subsecretaria de Habitação, falou às pessoas presentes na reunião sobre a importância do encontro. “Vamos auxiliar vocês nessa nova vida. Temos que nos preocupar não apenas com o nosso bem-estar, mas com o bem-estar coletivo”, declarou.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Chapa 1 ganha a eleição da Associação de moradores do Marinas

nesse domingo dia 21/08/2011 teve eleição pra Associação de moradores do marinas
chapa 1 teve 190 votos
chapa 2 teve 110 votos
chapa 3 teve 76 votos
a chapa da Renovação Fabiano Ferreira e Nilo Junior ganharão meus parabéns!!!!!

terça-feira, 16 de agosto de 2011


Etapa angrense do evento acontece no Cais de Santa Luzia No próximo domingo, 21 de agosto, a Prefeitura de Angra, através da Coordenadoria Municipal da Juventude e da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro (Ffaberj) vai realizar o II Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras – etapa Angra dos Reis, no Cais de Santa Luzia, a partir das 9h.
O evento vai contar com o apoio da Cultuar e do Colégio Estadual Arthur Vargas (Ceav), além de oferecer a apresentação de mais de 30 bandas – de vários municípios, incluindo Angra – em oito categorias distintas.
Caso chova no dia do campeonato, o evento será transferido para o ginásio do Ceav, no mesmo horário.
O primeiro Campeonato Estadual de Bandas aconteceu em outubro de 2010. Neste ano, a prefeitura conseguiu trazer a etapa estadual do concurso à cidade.

Maior condomínio cidadão do município é entregue


420 famílias ganham novas moradias e mais de 2.000 pessoas são beneficiadas
A entrega dos 420 apartamentos do Condomínio Cidadão Japuíba no final da tarde da sexta-feira, 12, para famílias vitimizadas pela tragédia da virada do ano de 2010, foi marcada por alegria e muita festa. A cerimônia, que contou com a presença de cerca de 4 mil pessoas, trouxe importantes autoridades para Angra, como o governador Sérgio Cabral; o secretário de Estado de Obras e vice-governador, Luís Fernando de Souza Pezão; o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, representando o ministro de Integração Nacional Fernando Bezerra; o ministro da Pesca e Agricultura Luís Sérgio da Nóbrega; e o deputado federal Fernando Jordão.

O prefeito Tuca Jordão, acompanhado da primeira-dama, Alessandra Jordão, estava visivelmente satisfeito com o resultado do empenho entre os governos municipal, estadual e federal, que já entregaram 140 apartamentos em fevereiro, no bairro do Areal, e, no próximo mês – setembro – vai entregar os 240 apartamentos da Pousada da Glória.

O primeiro a discursar foi o subsecretário de Estado de Obras, Hudson Braga, que falou sobre os investimentos nos apartamentos – R$ 81 milhões – e que os condomínios, construídos pela empresa Odebrescht são de muita qualidade e estão dando dignidade ao povo.

Representando o ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra, o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, elogiou a coragem do governador Sérgio Cabral e do prefeito Tuca Jordão em tocar um projeto tão grande de reestruturação do município, e o presidente da Câmara, José Antônio, que o seguiu, citou a responsabilidade do prefeito com o dinheiro público.

– Tuca é um homem responsável, por isso que a população está com ele e ainda sairá daqui pagando apenas R$ 1,00 de passagem – falou o vereador, fazendo alusão ao programa social de transporte público, Passageiro Cidadão, que está funcionando desde o dia 1º de agosto.

O deputado federal Fernando Jordão lembrou a todos que o prefeito Tuca foi o secretário de Obras do município, que construiu o primeiro condomínio vertical, no bairro de Jacuecanga, em seu governo, e que se empenhou ao máximo na construção dos atuais condomínios.

– Ele soube escolher os terrenos e, diferente do que acontece em outras cidades do estado afetadas por tragédias, Angra já está devolvendo dignidade ao seu povo – frisou o deputado, que foi seguido pelo ministro da Pesca, Luís Sérgio. Ele justificou a ausência da presidente Dilma e enfatizou a importância da liderança do governador Sérgio Cabral e do seu vice, Pezão. – A população volta a respirar esperança – falou ele.

Já o vice-governador Pezão lembrou o triste momento que Angra viveu e elogiou o trabalho da Defesa Civil do município. – Eles são extraordinários! - falou ele, que também agradeceu ao ex-presidente Lula, responsável pela liberação das verbas para a construção dos apartamentos e dos R$ 60 milhões para as contenções de encostas.

– Muita gente não acreditava nessas obras, mas os apartamentos entregues são de classe média e as famílias ainda contarão com mais dois meses de benefício social para recomeçar suas vidas – falou ele, que foi muito aplaudido pelo público, e também disparou agradecimentos ao empenho do prefeito Tuca Jordão. – Ele foi o primeiro prefeito do estado a gastar os R$ 10 milhões do programa Somando Forças. Tem prefeito que ainda está na terceira parcela. Ele é um prefeito competente – contou ele.

O prefeito Tuca Jordão enfatizou que o momento era de muita alegria e a sensação era de dever cumprido. Ele contou também as novidades que estarão, em breve, sendo inauguradas na Japuíba.

– Eu prometi dignidade a vocês e estou cumprindo. Nossa cidade está no rumo certo e vamos continuar avançando. Aqui, vocês terão a sede da prefeitura, que será construída, o restaurante popular, que venderá refeições a R$ 1,00, o Centro de Educação Municipais para Alunos com Necessidades Especiais (Cemanee), que é um dos maiores do estado, o hospital, que será inaugurado em dezembro, e o entreposto pesqueiro, que será construído no Pontal – contou ele, que ainda pediu aos moradores para que zelassem pelo condomínio e frisou que continuará concedendo o benefício social Recomeçar, por mais dois meses. – Com esse dinheiro, que soma R$ 1.020,00, vocês poderão colocar o piso do apartamento, colocar o blindex, comprar algum eletrodoméstico ou outra melhoria para a vida de vocês. Já investimos até hoje R$ 11 milhões com o benefício para as famílias – explicou ele, que se emocionou ao contar que sua mãe, dona Alda Jordão, pela primeira vez estava presente em uma inauguração de seu governo. O prefeito Tuca ainda pediu ao padre Ricardo, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, para que fizesse uma oração de agradecimento.

O governador Sérgio Cabral foi o último a falar e fez o descerramento da placa, acompanhado das autoridades. Ele fez um agradecimento citando a todos presentes no palanque e lembrou da integração entre os governos, que, mesmo de partidos diferentes, são “políticos de espírito público”, e estão lutando pelo povo.

– Hoje é a celebração de uma conquista e vamos nos alegrar porque estamos devolvendo dignidade a essas famílias – falou ele, que ainda citou a revolução que o ex-presidente Lula fez na política habitacional e se comprometeu, através do pedido do prefeito Tuca Jordão, a ajudar com a verba para as obras de contenção do Morro do Carmo.

Quatro moradores receberam as chaves simbólicas de seus apartamentos: Péricles Coelho da Silva Costa, Benedito Humberto Pamplona, Ademilson Teodoro da Silveira e Cidnéia de Oliveira.

– É muita satisfação, porque morávamos em um casa muito simples no Morro da Glória 1 e a perdemos. Hoje, temos nossa nova casa e mesmo já idosos tivemos a chance de recomeçar – falou dona Maria Pamplona, de 67 anos, esposa do aposentado Benedito Pamplona, de 73, que recebeu a chave de seu apartamento, no bloco 7, no segundo andar.

Os demais moradores receberam um cronograma, que foi distribuído, após a cerimônia de inauguração pela primeira-dama Alessandra Jordão, com as devidas datas de entrega das chaves.

– Estou agradecida a Deus e ao prefeito Tuca Jordão, porque agora tenho uma casa de novo – falou Prudência, que será uma das novas moradoras do local.

O deputado estadual Gustavo Tutuca, secretários municipais e diversos vereadores de Angra também estavam presentes na cerimônia.

Condomínio Cidadão Japuíba

O condomínio, que demorou cerca de 10 meses para ser construído, é oriundo de uma parceria entre a Prefeitura de Angra dos Reis, Governo do Rio de Janeiro e Governo Federal.

Quanto aos critérios de escolha para a distribuição dos moradores entre os blocos e apartamentos, vale ressaltar que as famílias já haviam preenchido uma pesquisa de intenção onde manifestaram suas preferências. Além dessa pesquisa, a Comissão Reestruturar – criada para acompanhar os trabalhos de reestruturação do município após as chuvas do início do ano passado e para atender os moradores vitimados pela tragédia – levou em consideração outros critérios. No primeiro andar – térreo –, a preferência foi para deficientes, idosos e famílias com muitas crianças; no segundo, famílias com crianças e idosos que não quiseram ficar no térreo e expressaram isso na pesquisa de intenção; no terceiro e quarto, famílias com pessoas mais jovens e com poucas crianças; no quinto, pessoas sem filhos ou que escolheram essa opção. Famílias que possuem animais de estimação ficarão nos blocos 2, 3 e 7.

O Condomínio Cidadão Japuíba é composto de 21 blocos de cinco andares com quatro apartamentos por andar, totalizando 420 apartamentos. Cada família tem, em média, cinco pessoas, o que significa que aproximadamente 2.100 pessoas se mudarão para o bairro.

O último condomínio a ser entregue, no próximo mês, é o da Pousada da Glória, que terá mais 240 apartamentos para assentar as famílias.