segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ELEIÇÃO NA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA CAMPO BELO




Domingo 25/09/2011, teve eleição na Associação de moradores da vila campo Belo antigo (Promorar) em meio a chuva e o frio os moradores sairão de suas casa para fazer valer o seu direito de cidadão, e foi assim até o fim quando as portas da Associação se fecharam ninguém saiu do local estavam todos aflitos para saber o resultado da eleição, a chapa- 3 consagrou -se campeão que e em cabeçada pelo Presidente Sergio Ricardo e o seu vice Eduardo do salão levaram a melhor dessa vez na vila campo Belo
TOTAL DE VOTOS 710
CHAPA - 147
CHAPA - 240
CHAPA - 310
NULO - 3
BRANCO- 10

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cais do Abraão é inaugurado


Moradores e turistas ganham mais conforto no embarque e desembarque na Ilha Grande
Foi inaugurado na terça-feira, 6 de setembro, às 12h, na Vila do Abraão, Ilha Grande, o novo cais da localidade, intitulado Estação Abraão, que vai somar forças principalmente quanto à questão da estrutura turística.
O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, foi pessoalmente ao Abraão para participar do evento. Com ele estavam secretários municipais, vereadores, representantes da comunidade local e outras autoridades que também prestigiaram a inauguração.
A secretária de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Elenize Santana, falou sobre o novo cais. “Foi uma obra que teve um investimento de mais de R$ 2 milhões, com prazo de execução de um ano. Conta com uma estrutura reforçada, até por conta do enorme número de barcos que atracam no local”, informou a secretária, antes de continuar. “É uma obra de qualidade, que a Ilha Grande estava merecendo por conta do turismo”.
Depois de uma rápida apresentação da Banda Maestro Gerard Galloway, as autoridades convidadas a subir no palco instalado em frente à Estação Abraão começaram a discursar. “Vocês estão ganhando um cais moderno, que será uma referência para os turistas do mundo inteiro que visitam o Abraão”, declarou o vereador Jorge Eduardo.
O presidente da Câmara de Vereadores, José Antônio, também falou ao público composto por 400 pessoas. “As obras que o prefeito Tuca tem feito são definitivas. É importante que o turista chegue a determinado local e tenha uma boa porta de entrada: agora o Abraão tem uma”, disse o vereador.
Tuca Jordão foi o último a discursar. “Isso não é uma conquista do Tuca, mas sim dos moradores do Abraão. Aqui fica localizada a ‘capital’ da Ilha Grande, então, nós temos que ter orgulho disso”, explicou Tuca Jordão, antes de fazer um pedido. “Peço àqueles que operam principalmente as escunas que tenham carinho ao usar o cais. Com os cuidados necessários, não precisaremos gastar mais dinheiro na obra”.
Ao final do discurso, o prefeito lembrou que o título Estação Abraão é fantasia, e que o nome real do cais será Waldir Lindolpho de Oliveira, homenageando um importante morador da comunidade. Também divulgou um novo compromisso que assumiu quanto ao Abraão. “Vamos fazer a quadra coberta e, ao lado dela, um parque decente para as crianças. Não tenho medo de desafio, só peço a compreensão de vocês”, contou Tuca Jordão.
O valor da obra relativa ao novo cais foi de R$ 2.077.989,94. Apresenta 120m de comprimento, largura de 6m e área total de 1.032m2, com a área da estação chegando a 60m2. O ordenamento do cais seguirá o da Estação Santa Luzia, em que é controlado o embarque e o desembarque dos turistas. No cais do Abraão só atracarão embarcações legalizadas que sejam de frota própria ou arrendadas para empresas legalizadas. Além de trazer mais conforto aos moradores e turistas, o cais vai levar infraestrutura adequada ao local, que receberá 54 navios na temporada turística.
Proprietário de um restaurante-pousada localizado no Abraão, Cezar Augusto dos Santos falou sobre a importância do novo cais. “Uma obra como essa, como qualquer boa obra, só traz benefícios ao lugar, principalmente mais conforto no embarque e desembarque. De qualquer forma, todas as ações deverão ser feitas baseadas em regras, para que haja organização”.
A agente de viagem Deise Rêgo Correia, proprietária de uma operadora de turismo, também comentou sobre as perspectivas da área em relação à construção da Estação Abraão. “Eu acredito que vai haver uma melhoria muito grande, pois muitas pessoas questionavam a estrutura anterior. Além do mais, isso vai reforçar a vinda de clientes diferenciados ao Abraão, e não apenas mochileiros. Com o cais ganhamos no quesito aparência e evidência”, finalizou a agente de viagem.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Estudantes da rede municipal compareceram em peso para o desfile em comemoração à Independência


Nesta sexta-feira, dia 2, foi a vez dos estudantes da Japuíba e adjacências realizarem seu desfile alusivo à Independência do Brasil, comemorada no dia 7 de setembro. O prefeito Tuca Jordão participou do evento. O desfile fez parte da Semana da Pátria, organizada pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A programação vai até a quarta-feira, Dia da Independência.

A solenidade começou, como de costume, com o hasteamento das bandeiras. Além de Tuca, participaram do ato a secretária de Educação, Luciane Rabha, e o subprefeito da região, Alexandre Ribeiro. Após o hasteamento, todos subiram ao palanque montado na rua Japoranga, por onde alunos de várias escolas e diversas idades desfilaram e deram uma demonstração de patriotismo e alegria com bandeiras, fantasias, cartazes e adereços. Vereadores, secretários e subsecretários municipais também estavam presentes.

Os primeiros a desfilar foram os representantes da Banda Municipal Estudantil de Angra dos Reis (Bamear) e do Polo Musical Educacional Yumi Imanishi Faraci, inaugurado neste ano pela prefeitura na Escola Municipal Professora Tânia Rita de Oliveira. Ao som dos ritmistas, vieram os alunos do Centro Educacional Cecília Meireles e Jardim de Infância Mar e Sol, Centro Educacional Souza Neves e Centro Educacional Câmara Botelho.

Em seguida foi a vez do Centro Educacional Filadélfia (CEF), que levou um grande número de alunos para o desfile, com direito a bateria e pequenas ginastas fazendo evoluções. Junto com os alunos do CEF vieram as crianças do Jardim de Infância Pintinho Dourado. Depois, as escolas municipais Santos Dumont e Frei João Moreira, duas das que foram recentemente reformadas na gestão Tuca Jordão. Os alunos levaram mensagens em defesa dos animais e de educação ambiental.

Logo em seguida vieram os estudantes do Centro Educacional Inácio de Medeiros (Ceim). A escola mostrou um pouco do que já havia apresentado no dia anterior, no desfile de Jacuecanga. As meninas marcharam com bandeiras do Brasil, Angra dos Reis, Ceim e dos estados brasileiros, ao som da bateria da escola.

Na sequência, vieram várias escolas municipais: Orlando Gonçalves, com a participação de alunos do grupo Abadá Capoeira, Manoel Ramos, Toscano de Brito, Almirante Tamandaré e Princesa Izabel. Esta última, mais uma escola que está sendo reformada, com previsão de conclusão para o final deste mês.

As escolas municipais continuaram fazendo bonito. Após a Princesa Izabel, foi a vez da Mauro Sérgio da Cunha, outra que também passa por reformas. Em seguida, desfilou a bateria do Colégio Estadual Honório Lima. Na sequência, mais escolas municipais: D. Pedro I, do bairro Serra D'Água, que foi totalmente reformada na atual gestão, Tereza Pinheiro e Cleuza Jordão.

A banda Maestro Galloway deu prosseguimento ao desfile, no compasso de sua bateria afinada. Encerrando a cerimônia, estudantes da Escola Municipal Professora Tânia Rita de Oliveira Teixeira desfilaram com alunos de tae kwon do do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), coordenado pela Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Angra, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Após a passagem da escola, profissionais da Secretaria de Educação formaram um grande bloco para fechar o desfile da Japuíba.

O prefeito Tuca Jordão aproveitou a ocasião para conversar com os moradores do bairro. A Secretaria de Meio Ambiente também esteve presente na cerimônia, através dos mobilizadores socioambientais, que expuseram trabalhos feitos com material reciclado, como brinquedos e enfeites, e mostraram um pouco do Programa Municipal de Coleta Seletiva.

PROGRAMAÇAO

Dia 5 – Desfile cívico
9h: Parque Mambucaba (avenida Magalhães de Castro)
14h: Frade (avenida São Sebastião)

Dia 6 – Desfile cívico
10h: Abraão (Rua Principal)

Dia 7- Desfile cívico e militar
9h: Centro (avenida Júlio Maria)

Aberta a Semana da Pátria em Angra dos Reis.


Centenas de pessoas se reuniram nesta quarta-feira, dia 31, na praça Nilo Peçanha, em frente à sede da Prefeitura de Angra, para a abertura da Semana da Pátria, ocasião em que o município celebra a Independência do Brasil com vários desfiles cívicos. O evento reuniu estudantes da rede pública e particular, além de autoridades públicas civis e militares dentre elas o Coordenador Municipal da Juventude Zélio Nascimento. Coube ao prefeito Tuca Jordão declarar aberta oficialmente a Semana da Pátria.

Como tradicionalmente é feito, o hasteamento da bandeira nacional marcou a cerimônia de abertura. O comandante do Colégio Naval, Joese de Andrade Leandro, foi o responsável pelo ato. Ao seu lado, o prefeito Tuca e o presidente da Câmara Municipal, José Antônio Gomes, hastearam, respectivamente, as bandeiras de Angra dos Reis e do Estado do Rio de Janeiro. Ao redor da praça, bandeiras de cada um dos estados brasileiros foram hasteadas pelos estudantes, que representavam suas escolas. A banda do Colégio Naval executou os hinos do Brasil, de Angra dos Reis, da Independência e da Marinha.

Tuca Jordão destacou o significado da data para a democracia brasileira e a importância de se investir em educação para o futuro próspero da nação.

– Nós, homens públicos, temos o dever de investir nessas crianças para a transformação do nosso país. O Brasil está longe de ter a educação ideal, mas aqui no município estamos fazendo a nossa parte, estamos no caminho certo – afirmou Tuca, que falou das realizações da prefeitura na área de educação, citando os 7 mil notebooks que estão sendo comprados para ser distribuídos aos alunos da rede municipal.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, falou sobre a satisfação de poder comemorar um momento histórico como o Dia da Independência e que, nesta semana, em que celebramos a concretização de um sonho brasileiro, temos uma oportunidade de refletir sobre de que forma podemos contribuir para a sociedade.

Tuca conversou e posou para fotos com os alunos. Estavam presentes estudantes das escolas Alexina Lowndes, Regina Célia Monteiro Pereira, José Américo Lomeu Bastos, Jean Piaget, dentre outras. A solenidade contou ainda com as participações mais que especiais da Escola Municipal para Deficientes Visuais e da escola Municipal de Educação para Surdos (Emes). Tuca conversou com os alunos sobre a inauguração do prédio do Centro de Educação Municipal para Alunos com Necessidades Educacionais (Cemanee), prevista para o final do ano. A escola irá funcionar na Japuíba. Em Libras, a língua de sinais utilizada pelos portadores de deficiência auditiva, o prefeito deu bom dia a todos os alunos.

O presidente da Câmara, José Antônio, saudou os professores pelo papel fundamental que desempenham na formação das crianças, principalmente aqueles que trabalham diretamente com crianças portadoras de deficiência.

– Hoje temos aqui muitos alunos especiais, e eles só estão aqui graças ao trabalho árduo desses professores – afirmou o vereador. Tuca, ao encerrar seu discurso, direcionou-se aos alunos especiais novamente:

– Vocês, alunos ditos portadores de necessidades especiais, têm todo o meu carinho e respeito. Para alguns, vocês podem ser diferentes, mas eu diria que vocês são muitos superiores àqueles que pensam dessa forma – disse o prefeito, que encerrou seu discurso pedindo a todos que dessem uma salva de palmas para os alunos especiais da forma que é feita pelos portadores de deficiência auditiva: com os braços para o alto, balançando as mãos abertas.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA:

Dia 1º - Desfile cívico
9h: Monsuaba (rua Manoel de Souza Lima)
14h: Jacuecanga (avenida São Sebastião)

Dia 2 – Desfile cívico
9h: Japuíba (rua Japoranga)

Dia 5 – Desfile cívico
9h: Parque Mambucaba (avenida Magalhães de Castro)
14h: Frade (avenida São Sebastião)

Dia 6 – Desfile cívico
10h: Abraão (Rua Principal)

Dia 7- Desfile cívico e militar
9h: Centro (avenida Júlio Maria)
Postado por Coordenadoria da Juventude de Angra dos Reis

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Provas do Concurso Público da Câmara de Angra devem acontecer ainda este ano


A Câmara Municipal de Angra dos Reis deu mais um passo significativo em direção à realização de seu primeiro Concurso Público em mais de 20 anos. Na última quinta-feira, 11, durante a sessão legislativa ordinária, o presidente da Casa, Dr. José Antônio Azevedo (PCdoB) e um representante do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social (IMais) assinaram o contrato que autoriza definitivamente a seleção.

— O Concurso Público da Câmara já é uma realidade. As provas serão ainda este ano, premiando o esforço da administração e da Mesa Diretora que assumiu este compromisso no dia da nossa posse, em janeiro - afirmou José Antônio.

Agora o processo de contratação do Instituto segue para o Tribunal de Contas do Estado para análise. O representante do Imais, Rodrigo Figueiredo, crê que até setembro já será possível iniciar as inscrições para as 100 (cem) vagas de admissão imediata e outras 100 (cem) para cadastro de reserva. Entre as oportunidades estão funções de nível médio como auxiliares legislativos, fotógrafos e operadores de áudio e vídeo e, em nível superior, para contadores, redatores, advogados e assistente social. Serão contratados também técnicos em contabilidade, recursos humanos, informática e em administração.

O Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social tem sede em São Paulo e apresentou as melhores condições e a menor taxa de inscrição, vencendo a licitação realizada em julho. Mais de 20 empresas e instituições retiraram o Edital do certame e oito enviaram cotações.

O Instituto Mais já realizou diversos concursos de seleção no país, entre eles os de admissão a funções do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (em 2011), para as Prefeituras Municipais de Ilhabela (SP), Paraibuna (SP) e Piracicaba (SP) e para a Câmara Municipal de Votorantim (SP).

— Este é mais um passo em direção a uma Câmara estruturada e organizada. Estamos cumprindo o nosso papel como gestores, preparando o Poder Legislativo para o futuro — resumiu José Antônio.

FERNANDO JORDÃO É COTADO PARA O MINISTÉRIO


Uma 'nota' do jornal carioca 'O Dia', na edição de ontem (28), na coluna 'Informe do Dia', a meu ver, dá amostras de como vem sendo travada uma luta intestina nos cochicholos do poder pela busca de espaços nas esferas de poder. Ninguém tá na chuva de bobeira, se é para se molhar, que seja pela causa... O fato narrado dá conta de que o cargo do ministro do turismo subiu no telhado, e já há disputa pelo espólio do poder. Informa a nota que entre outros deputados do Rio, o ex-prefeito de Angra, FERNANDO JORDÃO (PMDB), é um dos que pleiteiam o cargo. Óbvio que o nome de LEONARDO PICCIANI, que conta com o apoio do governador SÉRGIO CABRAL é o mais forte nessa trama, mas deixa claro que o ex-prefeito de Angra, ainda que suplente no exercício do mandato, tem grande desenvoltura nos bastidores. FERNANDO, aliás, tem conversado muito com o prefeito angrense TUCA JORDÃO, e ambos estão acompanhando atentamente, segundo sua assessoria, as investidas dos adversários e o 'fogo amigo' que inventam coisas contra a relação de ambos -"que vai muito bem e com bastante trabalho pela frente focado no projeto de reeleição do prefeito TUCA".

Cais do Abraão será inaugurado em setembro


TurisAngra e a comunidade do Abraão discutiram o ordenamento do novo espaço
A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) realizou nesta quarta-feira, dia 24, uma reunião para tratar do ordenamento do novo cais de turismo do Abraão com alguns de seus principais usuários. O encontro aconteceu na Casa de Cultura do Abraão, na Ilha Grande, e reuniu agentes e guias de turismo, barqueiros e representantes da comunidade em geral. A inauguração oficial do novo cais está programada para o dia 6 de setembro, mas o local já vem sendo utilizado pelas embarcações desde julho.

O novo cais de turismo do Abraão é para uso exclusivo de passageiros. A reunião foi uma iniciativa da TurisAngra para discutir com os usuários boas práticas de utilização do novo espaço, visando sua conservação, segurança e o bem comum para moradores e turistas. Ficou esclarecido o que é permitido e o que é proibido na utilização do local. Os participantes puderam discutir e fazer sugestões.

O presidente da TurisAngra, Daniel Santiago, conduziu a reunião, que contou com a presença da secretária e do subsecretário de Obras da prefeitura, Elenize Santana e Vingle Martins, além de representantes da Capitania dos Portos, da Polícia Militar e de outros setores da prefeitura.

– Queremos que vocês se organizem para que haja utilização sem conflitos – ressaltou Daniel Santiago, que destacou a necessidade de cooperação e bom senso da parte dos usuários: – As autoridades irão fiscalizar, mas não há fiscalização mais eficaz do que a que pode ser feita por vocês – afirmou. As autoridades destacaram que irregularidades devem ser denunciadas à Capitania dos Portos.

O capitão André Luís de Oliveira, da Capitania dos Portos, falou sobre o ordenamento do espaço aquaviário e a prevenção de acidentes e abalroamentos.

– Todos devem evitar manobras imprudentes, para que não haja acidentes – disse ele. – Quando tivermos a sensação de ordenamento, os senhores serão os primeiros a ficar satisfeitos, e os turistas ficarão satisfeitos também – afirmou o capitão, dirigindo-se ao público presente, de cerca de 70 pessoas.

Foram distribuídas cópias do decreto Nº 7.781, de março deste ano, que dispõe sobre a utilização dos cais localizados no município. Os pontos considerados mais importantes foram ressaltados. Cada embarcação terá até 20 minutos para o embarque e desembarque de passageiros. A medida é para facilitar o fluxo e o ordenamento da grande quantidade de embarcações que trafega no Abraão. De acordo com dados da Capitania dos Portos, cerca de 250 embarcações desembarcam no Abraão por dia no período de alta temporada. Além disso, estão proibidos o mergulho, a pesca, a venda de produtos e serviços, o tráfego de ciclistas, dentre outras vedações.

– Tudo isso é em nome do conforto e da segurança. As normas são coisas básicas, fundamentais – resumiu Daniel Santiago.

Os participantes fizeram questionamentos e sugestões sobre acessibilidade para deficientes, desembarque de compras de moradores, adaptação de lixeiras etc. Algumas das considerações estão sendo analisadas pela TurisAngra.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Reunião com futuros moradores da Pousada da Glória


Encontros vão servir para auxiliar os cidadãos que vão morar no novo Condomínio Cidadão
Depois da construção e também da entrega à população de dois condomínios voltados àqueles que perderam as suas residências nas chuvas do começo de 2010 – 560 apartamentos localizados no Areal e na Japuíba –, a Prefeitura de Angra, através da Comissão Reestruturar, se prepara para mais uma missão: capacitar os novos moradores dos 240 apartamentos da Pousada da Glória através de uma série de reuniões.
Na tarde de quarta-feira, 24 de agosto, mais de 40 pessoas compareceram ao Centro de Estudos Ambientais (CEA) para participar do primeiro encontro com integrantes da comissão, criada com o objetivo de ajudar os angrenses que perderam suas casas a se adaptarem às novas moradias.
O encontro faz parte de uma série que visa oferecer valiosas informações aos cidadãos que receberão os apartamentos construídos para abrigá-los, ensinando-os a ter uma boa convivência com seus vizinhos – a saber, o que é permitido e o que não o é e transmitindo noções de organização relativas ao condomínio.
O trabalho realizado pela prefeitura, através da comissão, é de total importância. O melhor exemplo quanto a isso pode ser verificado em relação às primeiras moradias entregues às vítimas das chuvas de 2010, construídas no Areal. A qualidade de vida dos novos moradores do Condomínio Cidadão do Areal tem alcançado altos índices de satisfação entre os moradores do local, onde residem 140 famílias tiradas das áreas de risco do município.
Integrante da comissão, Patrícia Duarte, da Subsecretaria de Habitação, falou às pessoas presentes na reunião sobre a importância do encontro. “Vamos auxiliar vocês nessa nova vida. Temos que nos preocupar não apenas com o nosso bem-estar, mas com o bem-estar coletivo”, declarou.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Chapa 1 ganha a eleição da Associação de moradores do Marinas

nesse domingo dia 21/08/2011 teve eleição pra Associação de moradores do marinas
chapa 1 teve 190 votos
chapa 2 teve 110 votos
chapa 3 teve 76 votos
a chapa da Renovação Fabiano Ferreira e Nilo Junior ganharão meus parabéns!!!!!

terça-feira, 16 de agosto de 2011


Etapa angrense do evento acontece no Cais de Santa Luzia No próximo domingo, 21 de agosto, a Prefeitura de Angra, através da Coordenadoria Municipal da Juventude e da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro (Ffaberj) vai realizar o II Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras – etapa Angra dos Reis, no Cais de Santa Luzia, a partir das 9h.
O evento vai contar com o apoio da Cultuar e do Colégio Estadual Arthur Vargas (Ceav), além de oferecer a apresentação de mais de 30 bandas – de vários municípios, incluindo Angra – em oito categorias distintas.
Caso chova no dia do campeonato, o evento será transferido para o ginásio do Ceav, no mesmo horário.
O primeiro Campeonato Estadual de Bandas aconteceu em outubro de 2010. Neste ano, a prefeitura conseguiu trazer a etapa estadual do concurso à cidade.

Maior condomínio cidadão do município é entregue


420 famílias ganham novas moradias e mais de 2.000 pessoas são beneficiadas
A entrega dos 420 apartamentos do Condomínio Cidadão Japuíba no final da tarde da sexta-feira, 12, para famílias vitimizadas pela tragédia da virada do ano de 2010, foi marcada por alegria e muita festa. A cerimônia, que contou com a presença de cerca de 4 mil pessoas, trouxe importantes autoridades para Angra, como o governador Sérgio Cabral; o secretário de Estado de Obras e vice-governador, Luís Fernando de Souza Pezão; o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, representando o ministro de Integração Nacional Fernando Bezerra; o ministro da Pesca e Agricultura Luís Sérgio da Nóbrega; e o deputado federal Fernando Jordão.

O prefeito Tuca Jordão, acompanhado da primeira-dama, Alessandra Jordão, estava visivelmente satisfeito com o resultado do empenho entre os governos municipal, estadual e federal, que já entregaram 140 apartamentos em fevereiro, no bairro do Areal, e, no próximo mês – setembro – vai entregar os 240 apartamentos da Pousada da Glória.

O primeiro a discursar foi o subsecretário de Estado de Obras, Hudson Braga, que falou sobre os investimentos nos apartamentos – R$ 81 milhões – e que os condomínios, construídos pela empresa Odebrescht são de muita qualidade e estão dando dignidade ao povo.

Representando o ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra, o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, elogiou a coragem do governador Sérgio Cabral e do prefeito Tuca Jordão em tocar um projeto tão grande de reestruturação do município, e o presidente da Câmara, José Antônio, que o seguiu, citou a responsabilidade do prefeito com o dinheiro público.

– Tuca é um homem responsável, por isso que a população está com ele e ainda sairá daqui pagando apenas R$ 1,00 de passagem – falou o vereador, fazendo alusão ao programa social de transporte público, Passageiro Cidadão, que está funcionando desde o dia 1º de agosto.

O deputado federal Fernando Jordão lembrou a todos que o prefeito Tuca foi o secretário de Obras do município, que construiu o primeiro condomínio vertical, no bairro de Jacuecanga, em seu governo, e que se empenhou ao máximo na construção dos atuais condomínios.

– Ele soube escolher os terrenos e, diferente do que acontece em outras cidades do estado afetadas por tragédias, Angra já está devolvendo dignidade ao seu povo – frisou o deputado, que foi seguido pelo ministro da Pesca, Luís Sérgio. Ele justificou a ausência da presidente Dilma e enfatizou a importância da liderança do governador Sérgio Cabral e do seu vice, Pezão. – A população volta a respirar esperança – falou ele.

Já o vice-governador Pezão lembrou o triste momento que Angra viveu e elogiou o trabalho da Defesa Civil do município. – Eles são extraordinários! - falou ele, que também agradeceu ao ex-presidente Lula, responsável pela liberação das verbas para a construção dos apartamentos e dos R$ 60 milhões para as contenções de encostas.

– Muita gente não acreditava nessas obras, mas os apartamentos entregues são de classe média e as famílias ainda contarão com mais dois meses de benefício social para recomeçar suas vidas – falou ele, que foi muito aplaudido pelo público, e também disparou agradecimentos ao empenho do prefeito Tuca Jordão. – Ele foi o primeiro prefeito do estado a gastar os R$ 10 milhões do programa Somando Forças. Tem prefeito que ainda está na terceira parcela. Ele é um prefeito competente – contou ele.

O prefeito Tuca Jordão enfatizou que o momento era de muita alegria e a sensação era de dever cumprido. Ele contou também as novidades que estarão, em breve, sendo inauguradas na Japuíba.

– Eu prometi dignidade a vocês e estou cumprindo. Nossa cidade está no rumo certo e vamos continuar avançando. Aqui, vocês terão a sede da prefeitura, que será construída, o restaurante popular, que venderá refeições a R$ 1,00, o Centro de Educação Municipais para Alunos com Necessidades Especiais (Cemanee), que é um dos maiores do estado, o hospital, que será inaugurado em dezembro, e o entreposto pesqueiro, que será construído no Pontal – contou ele, que ainda pediu aos moradores para que zelassem pelo condomínio e frisou que continuará concedendo o benefício social Recomeçar, por mais dois meses. – Com esse dinheiro, que soma R$ 1.020,00, vocês poderão colocar o piso do apartamento, colocar o blindex, comprar algum eletrodoméstico ou outra melhoria para a vida de vocês. Já investimos até hoje R$ 11 milhões com o benefício para as famílias – explicou ele, que se emocionou ao contar que sua mãe, dona Alda Jordão, pela primeira vez estava presente em uma inauguração de seu governo. O prefeito Tuca ainda pediu ao padre Ricardo, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, para que fizesse uma oração de agradecimento.

O governador Sérgio Cabral foi o último a falar e fez o descerramento da placa, acompanhado das autoridades. Ele fez um agradecimento citando a todos presentes no palanque e lembrou da integração entre os governos, que, mesmo de partidos diferentes, são “políticos de espírito público”, e estão lutando pelo povo.

– Hoje é a celebração de uma conquista e vamos nos alegrar porque estamos devolvendo dignidade a essas famílias – falou ele, que ainda citou a revolução que o ex-presidente Lula fez na política habitacional e se comprometeu, através do pedido do prefeito Tuca Jordão, a ajudar com a verba para as obras de contenção do Morro do Carmo.

Quatro moradores receberam as chaves simbólicas de seus apartamentos: Péricles Coelho da Silva Costa, Benedito Humberto Pamplona, Ademilson Teodoro da Silveira e Cidnéia de Oliveira.

– É muita satisfação, porque morávamos em um casa muito simples no Morro da Glória 1 e a perdemos. Hoje, temos nossa nova casa e mesmo já idosos tivemos a chance de recomeçar – falou dona Maria Pamplona, de 67 anos, esposa do aposentado Benedito Pamplona, de 73, que recebeu a chave de seu apartamento, no bloco 7, no segundo andar.

Os demais moradores receberam um cronograma, que foi distribuído, após a cerimônia de inauguração pela primeira-dama Alessandra Jordão, com as devidas datas de entrega das chaves.

– Estou agradecida a Deus e ao prefeito Tuca Jordão, porque agora tenho uma casa de novo – falou Prudência, que será uma das novas moradoras do local.

O deputado estadual Gustavo Tutuca, secretários municipais e diversos vereadores de Angra também estavam presentes na cerimônia.

Condomínio Cidadão Japuíba

O condomínio, que demorou cerca de 10 meses para ser construído, é oriundo de uma parceria entre a Prefeitura de Angra dos Reis, Governo do Rio de Janeiro e Governo Federal.

Quanto aos critérios de escolha para a distribuição dos moradores entre os blocos e apartamentos, vale ressaltar que as famílias já haviam preenchido uma pesquisa de intenção onde manifestaram suas preferências. Além dessa pesquisa, a Comissão Reestruturar – criada para acompanhar os trabalhos de reestruturação do município após as chuvas do início do ano passado e para atender os moradores vitimados pela tragédia – levou em consideração outros critérios. No primeiro andar – térreo –, a preferência foi para deficientes, idosos e famílias com muitas crianças; no segundo, famílias com crianças e idosos que não quiseram ficar no térreo e expressaram isso na pesquisa de intenção; no terceiro e quarto, famílias com pessoas mais jovens e com poucas crianças; no quinto, pessoas sem filhos ou que escolheram essa opção. Famílias que possuem animais de estimação ficarão nos blocos 2, 3 e 7.

O Condomínio Cidadão Japuíba é composto de 21 blocos de cinco andares com quatro apartamentos por andar, totalizando 420 apartamentos. Cada família tem, em média, cinco pessoas, o que significa que aproximadamente 2.100 pessoas se mudarão para o bairro.

O último condomínio a ser entregue, no próximo mês, é o da Pousada da Glória, que terá mais 240 apartamentos para assentar as famílias.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ministro Lupi é recebido por multidão em Angra durante ato de filiação ao PDT




A executiva do Partido Democrático Trabalhista (PTD-Angra), realizou na tarde deste sábado, 2, um ato de filiação que contou com a presença de cerca de 1000 pessoas.

O evento aconteceu em clima de festa no Clube Vera Cruz no Centro e reuniu centenas de militantes do PDT e vários pré-candidatos pelo partido.

Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, vereador Dr. José Antônio, vereador Leandro Silva, os vereadores Petistas, Lia e Cordeiro, o deputado Federal (PDT-RJ), Marcelo Matos, o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, presidente regional do PDT, José Bonifácio, a professora e ex-vereadora, Conceição Rabha e o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi (Presidente Nacional licenciado do partido).

O deputado Marcelo Matos abriu o encontro cumprimentando a todos pela presença e fez um agradecimento especial ao vereador Leandro Silva, seu principal cabo eleitoral nas ultimas eleições e que garantiu quase 4 mil votos ao Pedetista: “Este jovem tem história, tem um passado de lutas e vitórias e sem dúvidas tem um futuro brilhante. Por onde ele passa leva multidões. Eu mesmo pude constatar isto durante o pleito de 2010 quando cheguei em uma das reuniões organizada por ele, e lá estavam cerca de 1000 pessoas”, relembrou Marcelo.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi chegou por volta das 17:30h e se disse surpreso com tanta gente: “ Em pleno sábado a tarde, é emocionante ver tanta gente reunida e sem qualquer tipo de atrativo como comida ou bebida de graça”, disse.

Lupi relembrou a trajetória do PDT e assim como as demais autoridades homenageou Leonel Brizola (fundador do partido) pela importância dele para a sociedade como homem público e íntegro que foi.

O ministro, que faz parte do governo Dilma e também atuou no governo Lula, afirmou que Angra dos Reis tem que ter um governante fiel, do povo, com interesse em ajudar a população e destacou: “Este jovem (Leandro Silva) tem tudo para ser o prefeito desta cidade e terei imenso prazer em pedir voto pra ele. Ele será o Lula dos angrenses, disse Lupi, abraçando o parlamentar e aplaudido por todos os presentes.

Durante o evento, o vereador Leandro Silva e dezenas de pré-candidatos assinaram suas fichas de filiação, abonadas por Lupi.

O prefeito de São João de Meriti e amigo pessoal de Leandro disse que aquele era um momento histórico e assumiu um compromisso em público com o vereador: “ A partir deste momento, me coloco ainda mais a sua disposição. Conheço sua história e sei que o futuro dele e de Angra dos Reis será maravilhoso” disse Sandro Matos.

O evento foi comandado pela nova Comissão Provisória que orientou a legenda para o próximo pleito, dentro das requisições legais.

Ao final do encontro, as autoridades que compuseram a mesa ergueram os braços e de mãos dadas posaram para os fotógrafos presentes.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Após intercessão Câmara Municial de Angra, Alagamentos no Parque Mambucaba perto do fim


Uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Angra dos Reis discutiu nesta quinta-feira, 16, os alagamentos e enchentes em diversas localidades do Parque Mambucaba, quarto distrito da cidade. A realização da audiência foi uma solicitação da Comissão de Obras da Casa, aprovada por unanimidade pelos parlamentares e realizada no próprio Parque Mambucaba, a pedido das comunidades atingidas. Quase 500 pessoas participaram dos debates, que duraram mais de cinco horas e reuniram os principais personagens envolvidos no problema, entre eles o Ibama, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ) e a Prefeitura de Angra. Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. José Antônio Azevedo (PCdoB), a Casa cumpriu seu papel, reunindo a população e os organismos que podem resolver o problema.

— Realizar eventos como esse nos bairros foi um compromisso da Mesa Diretora. A responsabilidade da Câmara é estar junto com a população cobrando as soluções. É o que estamos fazendo — explicou José Antônio.

A audiência foi aberta com as explicações dos órgãos ambientais sobre as peculiaridades do Parque Mambucaba. O bairro é cercado por dois rios (o Mambucaba e o Perequê), ambos assoreados e prejudicados pelo crescimento demográfico na região. Quando há chuvas fortes, combinadas com aumento no nível das marés, uma grande parte da região é alagada, atingindo centenas de imóveis. Tanto o Ibama quanto o Inea/RJ afirmaram, porém, que há soluções, que passariam por investimentos de longo prazo e remoção de famílias de áreas de risco.

— O Ibama é um mediador nesta questão. Tão logo a Prefeitura apresente projetos de intervenção, eles serão avaliados — prometeu José Augusto Morelli, chefe do escritório do órgão na Costa Verde.

Representando o prefeito de Angra, Tuca Jordão (PMDB), o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, fez longa exposição sobre os problemas do Parque Mambucaba e apresentou um estudo do veterano geólogo Castilhos de Freitas propondo intervenções na foz do rio Mambucaba para enfrentar os alagamentos. As saídas, ele disse, são demoradas e dependerão de Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (Eia-Rimas). Marco Aurélio garantiu que a Prefeitura de Angra tem projetos para resolver definitivamente a questão.

— O prefeito Tuca Jordão determinou a realização de um estudo detalhado das bacias hidrográficas da cidade e vamos resolver os problemas com os alagamentos aqui em Mambucaba — disse Marco Aurélio, que esteve em contato telefônico permanente com o prefeito durante toda a audiência.

Os moradores também manifestaram-se e apresentaram pedidos. Pelo menos doze associações de moradores e entidades estiveram representadas e cobraram soluções. Além disso, moradores também relataram o drama dos alagamentos, exibindo fotos, faixas e vídeos gravados durante as enchentes mais recentes no início deste ano. Logo após, os vereadores também fizeram considerações e deram sugestões. Entre as propostas discutidas como soluções estão a abertura de uma nova barra na foz do rio Mambucaba, a construção de reservatórios para águas pluviais, programas de proteção e recomposição das margens dos rios, a construção de casas populares para remoção de famílias e até o erguimento de diques em alguns pontos do rio.

Ao final da audiência, intermediados pela Câmara Municipal de Angra, Ibama, Inea e Prefeitura marcaram reunião de trabalho para a próxima terça-feira, 21, a fim de discutir todas as propostas e um cronograma de obras já autorizadas pelos órgãos ambientais como ações emergenciais e de curto prazo visando evitar enchentes já no verão do ano que vem.

— O objetivo foi alcançado. Precisávamos destes órgãos e da comunidade juntos. Agora temos um termo de compromisso de todos em prol dos investimentos e das soluções que os moradores precisam. Foi um grande ganho para a comunidade e a Câmara continuará acompanhando tudo — prometeu José Antônio, que sugeriu a realização de uma nova reunião pública antes do fim do ano para avaliar as ações a serem implementadas.

Começa a licitação para contratação do concurso Públíco da Câmra Municial de Angra


A Câmara Municipal de Angra dos Reis deu início hoje ao processo de contratação da empresa/instituição que organizará o Concurso Público de admissão ao Poder Legislativo angrense. São cem vagas para contratação imediata e formação de cadastro de reserva em várias funções nos níveis médio, técnico e superior.

No processo licitatório desta segunda-feira, na modalidade Convite, oito licitantes apresentaram-se para a disputa, realizada no Plenário Benedito Adelino, no Centro e transmitida ao vivo pela TV Câmara. Cinco dos concorrentes compareceram à Licitação e outros três enviaram a documentação através dos Correios, nos termos do Edital.

Ao fim do processo de análise de documentos, seis licitantes foram considerados habilitados para o certame. Como as duas instituições inabilitadas manifestaram a intenção de interpor recurso à Casa, a disputa foi suspensa. Agora os licitantes têm um prazo de cinco dias úteis para elaborarem estes recursos, que serão julgados pela Comissão Permanente de Licitação.

Tão logo seja concluída esta fase, será marcada a abertura dos envelopes de preços, também no plenário da Câmara, sempre com transmissão ao vivo pela TV Câmara.
Endereço: Rua Doutor Bastos, 12 - Centro - Angra dos Reis/R

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA CRIA COMISSÃO PARA ILHA GRANDE COMO PATRIMÔNIO DA HUMÔNIDADES

O presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, vereador Dr. José Antônio Gomes (PCdoB) anunciou na última terça-feira, 14, a composição do Grupo de Trabalho que vai elaborar o dossiê justificando a concessão do título de Patrimônio Natural da Humanidade à Ilha Grande. O grupo, de 11 pessoas, é integrado por moradores da Ilha, empresários, vereadores e autoridades. O objetivo é fazer com que a Ilha receba o reconhecimento que outras localidades do país já receberam da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação), organismo ligado às Nações Unidas.

— Estamos levando a sério esta solicitação. O primeiro passo é a elaboração do dossiê. Os motivos temos de sobra para a Ilha conquistar esta honraria e o trabalho dessas pessoas vai nos ajudar a mostrar para a Unesco o que todos já sabemos: que a Ilha Grande é mesmo um patrimônio da Humanidade — crê o presidente da Casa, vereador José Antônio.

O grupo não terá prazo determinado para concluir os trabalhos mas deve iniciar suas atividades nos próximos dias, antes mesmo do recesso de meio de ano.

A elaboração do dossiê é a fase mais importante do encaminhamento da proposta. Nele, a localidade candidata deve apresentar todos os requisitos que fazem dela a merecedora do reconhecimento. Os critérios variam desde o patrimônio natural até a existência de comunidades caiçaras, fauna e flora exuberantes, requisitos que a Ilha Grande tem de sobra.

A Ilha Grande possui 157 km de litoral, com 193 km² de área, 7 enseadas e 106 praias. Entre elas, seis são consideradas paradisíacas, como Caxadaço, Praias do Sul e Leste, Aventureiro, Lopes Mendes e Saco do Céu. Lugar fabuloso e cercado de encantos, a Ilha é toda coberta por uma floresta tropical onde estão o Parque Estadual da Ilha Grande e a Reserva Biológica da Praia do Sul, onde a riqueza de fauna e flora impressiona a todos.

A geografia da Ilha é acidentada e tem como pontos culminantes o Pico da Pedra D‘água com 1.037 metros e o Pico do Papagaio (990 metros). As comunidades da Ilha ainda guardam traços caiçaras e são um encanto a mais à localidade.

Composição do Grupo de Trabalho

1. Aspásia Camargo - Deputada estadual (PV)

2. Chico Junior - Jornalista, secretário de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Angra

3. Daniel Santiago - Presidente da Fundação de Turismo de Angra

4. José Antônio Gomes - Vereador (PCdoB), presidente da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis

5. Julio Avelar - Biológo, superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na Baía da Ilha Grande

6. Nelson Palma - Editor do Eco Jornal da Ilha Grande

7. Ilson Peixoto - Médico, vereador (PT) / Angra dos Reis

8. Israel Klabin - Empresário / Fundação Brasileira para o Des. Sustentável (FBDS)

9. Marcos Bastos Pereira - Diretor do Centro de Estudos Ambientais e Des. Sustentável (Ceads), da Uerj

10. Sayonara (Sara) - Pres. da Ass. de Moradores da Praia Grande de Araçatiba (Ilha Grande)

11. Valdir Siqueira - Publicitário, secretário-geral do Conselho de Des. Sustentável da Baía da Ilha Gande (Consig)

sábado, 11 de junho de 2011

Silas Malafaia antecipa data da manifestação pacífica em Brasília

Como há a possibilidade de o PL 122 ser tratado em caráter de urgência no Senado, o pastor Silas Malafaia adiantará a data da manifestação pacífica em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. O evento, que seria no dia 29 de junho, acontecerá no dia 1º de junho, às 15h. O objetivo é protestar contra esse o projeto de lei, desarquivado em fevereiro deste ano, pela senadora Marta Suplicy, do PT, com a assinatura de 27 senadores.

O PL 122 criminaliza qualquer ação, opinião ou crítica que venha a ser interpretada como discriminação ou preconceito quanto ao homossexualismo no Brasil, com pena de 2 a 4 anos de prisão. Sendo assim, fere a liberdade religiosa e de expressão, direitos garantidos pela Constituição brasileira, expressas no artigo 5º, incisos 4, 6, 8 e 9. “Essa é uma lei vergonhosa, que finge proteger a prática homossexual, porém, sua intenção real é colocar uma mordaça na sociedade e criminalizar os que são contra o comportamento homossexual. Com essa lei querem atingir as famílias, as questões religiosas e a liberdade de expressão”, afirma o pastor Silas Malafaia, que convida os brasilienses para participarem desse manifesto.

Aqueles que não puderem estar presente também podem ajudar nessa luta em favor da família e da liberdade de expressã

o.

Entre no site www.senado.gov.br/senadores e envie para os representantes do seu estado: "Sr. Senador, rejeite a PL122/2006.

Em favor da família, em favor da liberdade de expressão e abaixo a pedofilia." Quem desejar pode ainda enviar esse pedido para os senadores dos demais estados da federação.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Enfim e a realização de um sonho




os moradores da rua 10 de Abril na Vila Vitória no campo Belo estão realizando um sonho de ver a rua asfaltada sem paralelepipeto e sem ressaltos nas ruas, foi uma luta de mais de 10 anos enfim o Prefeito atendeu a comunidade.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Um valão a céu aberto estar preocupando os moradores da Água Santa




os moradores da Água santa estão preocupados com pocives chuvas pois no bairro tem um hitórico de enchentes e essa água do valão envade as residencias dos moradores trazendo doenças pra população da Água Santa!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Carros abandonados nas rua da Cidade



já é comum nas ruas da cidade de Angras dos Reis, vermos carros depedrados até mesmo queimados, deixando as ruas feias e sujas !!!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Obras na Japoranga





Obras em frente a passarela do areal que poderiam ser extentido em todo o valão,pois alguns metros a frente proximo a um restaurante existe àgua parada e suja que concerteza se fosse resolvido, o proprietario iria ter resultados positivos em seu estabelecimento e a prefeitura iria ganhar o reconhecimento da população.

quinta-feira, 3 de março de 2011